Economia Segundona

Ambulantes e moradores celebram movimentação da economia gerada pela Segundona do Turista

Reconhecida como um dos principais palcos do calendário junino de Sergipe, a Rua São João também se firmou como um ambiente estratégico para o fortalecimento da economia local

Por Agencia Sergipe de Notícias

10/06/2025 às 07:46:47 - Atualizado há
Thiago Santos

A Segundona do Turista, no bairro Industrial, em Aracaju, se transformou em um verdadeiro corredor de oportunidades econômicas. A tradicional Rua São João, além de palco do forró pé de serra, torna-se um ponto estratégico para o comércio informal, movimentando a economia local e oferecendo renda extra a quem vive na região. Ambulantes e moradores aproveitam a presença do público para comercializar comidas típicas, bebidas, brinquedos e outros produtos, em barracas ou vendendo diretamente das calçadas de casa.

A iniciativa, promovida pelo Governo de Sergipe, tem impacto direto no dia a dia dessas pessoas, que enxergam na festa uma chance de ampliar seus ganhos e garantir maior visibilidade para os pequenos negócios. Para muitos, a Segundona do Turista representa mais do que uma celebração cultural: é uma oportunidade concreta de empreender e crescer dentro do próprio bairro.

Com mais de uma década de experiência na venda de acarajé, Ana Cristina, moradora do Bairro Industrial, é uma das presenças marcantes da Segundona do Turista. Ela participa do festejo pelo terceiro ano seguido, e celebra o sucesso das vendas. "Vendo acarajé há mais de dez anos e, para mim, é uma alegria poder participar desse evento toda segunda. É gratificante ver turistas que nunca comeram acarajé se encantarem com o sabor e voltarem para elogiar. Além de movimentar nossas vendas, esse evento valoriza a cultura e dá visibilidade ao nosso trabalho", destaca ela.

Aos 24 anos, Jessica Lauane já acumula experiência à frente de sua barraca de batata frita na Rua de São João. Presente todos os dias da programação, ela ressalta a força da Segundona do Turista, que, segundo ela, movimenta o comércio como nenhum outro dia. Este ano, inclusive, o fluxo de pessoas já têm superado as edições anteriores, refletindo diretamente nas vendas. "A segunda-feira aqui é perfeita. É o dia em que vendo tudo e volto para casa sem nenhum material. A barraca funciona todos os dias, mas a segunda tem um movimento diferente, mais intenso, que ajuda muito nos negócios. Esse ano, então, já estou sentindo uma diferença, o público aumentou e as vendas melhoraram logo no início", afirma Jessica, animada com os resultados

Mesmo com a rotina corrida das feiras livres, onde ajuda a mãe durante a semana, Wilyane Corunba faz questão de reservar as segundas-feiras para participar da Segundona do Turista. A jovem feirante monta sua própria barraca no evento e aproveita a movimentação para garantir uma renda extra com a venda de salgados. "Trabalho com minha mãe nas feiras, mas toda Segundona eu venho por conta própria. É uma oportunidade a mais de vender, juntar um dinheiro extra e ainda mostrar meu trabalho para um público diferente. Já tem cliente que vem me procurar porque provou e gostou dos salgados no ano passado", conta Wilyane.

Fonte: Agencia Sergipe de Notícias
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Portal Quando Acontece

© 2025 Copyright 2025 - Portal Quando Acontece. Todos os direitos reservados
Rua Itabaiana, número 652 - Bairro São José

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Quando Acontece